Neste módulo estimula-se a reflexão crítica (auto e hétero) sobre a complexa realidade do diálogo e da comunicação. A incursão inicial é principalmente levada a acabo no plano existencial e das relações quotidianas. Mas são feitas projeções na realidade
das interações professor-estudante e nas outras relações interpessoais em meio académico.
| Language | PT |
|---|---|
| Type | Open |
| Study method | e-learning |
| Tutoring | Yes |
| Study hours | 6h |
| Certificate | Yes |
| Learning Outcomes | - Avaliar criticamente as fragilidades e virtudes pessoais em relação ao diálogo e à comunicação - Observar com mais cuidado e atenção os espaços de diálogo (ou falta dele) no contexto universitário. - Desenvolver algumas competências ‘quase-técnicas’ de escuta, diálogo e comunicação |
|---|---|
| Competencies | - Robustecer a perceção crítica sobre fragilidades e potencialidades pessoais na área do diálogo e da comunicação. - Melhorar as performances pessoais de escuta, diálogo e comunicação. |
| Programme | 1. Escuta, diálogo e comunicação 2. Assertividade e ruturas |
O seu principal interesse situa-se nas relações da ciência com outras áreas do saber - nomeadamente poesia, filosofia, religião, divulgação, sociologia e educação.
É coordenador do núcleo de "Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade " do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP).
É autor de cerca de 30 livros, uma vintena dos quais são manuais escolares.