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Interculturalidade e Acessibilidade em Processos Inclusivos (2ªed.)

Fechado

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Categoria : Reitoria Introdução à docência universitária - ciclo de formações da U.Porto (2ªedição)

Curso

  • Introdução à docência universitária - ciclo de formações da U.Porto (2ªedição)

Resumo

Este módulo visa sensibilizar os participantes para a diversidade de culturas na UP e mostrar como as questões da interculturalidade e acessibilidade são relevantes para os processos de ensino-aprendizagem inclusivos. Para tal, os participantes são convidados a (des-)construir as suas crenças e representações relativas à cultura, à identidade pessoal bem como ao contexto social e institucional de docentes e discentes. 

Data

De 20-02-2022 Até 03-03-2022

Informação geral

Idioma PT
TipoLivre
Regimee-learning
TutoriaSim
Horas de estudo6h
CertificadoSim

Descrição detalhada

ObjetivosMostrar como as questões da interculturalidade e acessibilidade são relevantes e como é essencial considerá-las para os processos de ensino-aprendizagem inclusivos.

Sensibilizar os docentes para a diversidade no contexto do ensino superior e, especialmente, dos seus estudantes.

Partilhar experiências entre docentes.
Informar o docente e divulgar algumas ferramentas já existentes:
i) o uso do próprio potencial do grupo, buddies, mentoria,
ii) recurso a serviços específicos que podem ajudar (Braille),
iii) partilha entre docentes das suas experiências em relação a estudantes com necessidades distintas.

Mostrar recursos para a disponibilização de informação adequada ao contexto de ensino-aprendizagem de cada docente.
ProgramaReflexão sobre o significado de CULTURA.

O modelo Iceberg segundo Hall.

Modelos internos de referência que guiam os docentes.

Sensibilização para a diversidade cultural na UP.

Informação sobre recursos e serviços já existentes.

Preparação de materiais específicos para os diferentes contextos.
AvaliaçãoBreve reflexão sobre o trabalho e práticas docentes

Equipa

Alice Ribeiro Alice Ribeiro
 

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Inglês|Alemão e com um Curso de Especialização em Ciências Documentais, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão Universidade do Porto desde 1997. Participou como coordenadora nos seguintes projectos:

  • BAES – Biblioteca Acessível do Ensino Superior, uma base de dados on-line de informação acessível produzida e disponibilizada por 10 instituições de Ensino Superior ( http://baes.up.pt)
  • PLACES – Plataforma de Acessibilidade – página web com tutorias em texto e vídeo que de forma simples e prática ensina como produzir informação acessível para todos (www.up.pt/places)

Coordenou entre 2011-13 em colaboração com a Universidade de Lisboa – Faculdade de Ciências e Faculdade de Letras  e entre 2017-2020 em colaboração com o Instituto Politécnico de Leiria e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa o GTAEDES. – Grupo de trabalho para apoio de estudantes com deficiência no ensino superior e é membro convidado do Núcleo Braille e Meios Complementares de Leitura do Instituto Nacional para a Reabilitação 


Nuno Regadas Nuno Regadas
 
Simone Auf der Maur Simone Auf der Maur
 

Áreas de investigação:
Formação inicial de professores de línguas; Didática do Alemão como Língua Estrangeira; Linguística Textual.

Qualifiações:
Doutoramento em Didática de Línguas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) com uma tese sobre a competência textual de textos de especialidade na língua estrangeira, intitulada Die Rezeption von Fachtexten in der Fremdsprache Deutsch: Textkompetenz angehender DaF-Lehrender - eine empirisch-qualitative Untersuchung.

Mestrado em Estudos Alemães pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2007): Textverstehen-Textverständlichkeit: Erstellung und praktische Anwendung eines Instrumentariums zur Beurteilung des Schwierigkeitsgrades eines Sachtexts für eine bestimmte Zielgruppe (am Beispiel der Textsorte "Zeitungsnachrichtentext").

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Zurique (Suíça). Tese: An Outsider within the British Literary Tradition: Eva Figes' Experimental Novels.

Ensino:
É docente de Alemão Língua Estrangeira, formadora de professores e supervisora no âmbito do estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Línguas na FLUP. Além disso, acompanha os estagiários na elaboração do seu relatório final de estágio.

Outras funções:
É membro da Comissão de Acompanhamento de Curso - Mestrado em Ensino do Inglês e Alemão /Francês / Espanhol no Ensino Básico  3º ciclo e no Ensino Secundário.
Desde março de 2016 é membro da Comissão Científica do Centro Linguístico da Universidade do Porto (CLUP). 
Na sua qualidade de Regente é a responsável cientifica e pedagógica das unidades curriculares de Alemão como Língua Estrangeira (A1-B2) na FLUP desde 2016.
É vice-presidente da Associação Portuguesa de Professores de Alemão (APPA) desde 2011. É auditora de manuais de Alemão como Língua Estrangeira.

Inscrições & Candidaturas

Faculdades

Arquitetura

Belas Artes

Ciências

Ciências da Nutrição e Alimentação

Desporto

 

Direito

Economia

Engenharia

Farmácia

Letras

 

Medicina

Medicina Dentária

Psicologia e Ciências da Educação

Ciências Biomédicas

Reitoria

Links úteis

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